PLANEJAMENTO DA AULA DO REGISTRO DIGITAL
Escola: E.M.E.F. São Vicente de Paulo
Turma: 3º Ano
Tema:Preconceito e discriminação
Objetivos:



Estratégias :
1ª Atividade
Inicialmente, o professor deverá expor o assunto a ser trabalhado com a turma explicando que este tema está muito presenteem nossa vida e em várias situações sociais: Preconceito e Discriminação.
Em círculo, o professordeverá entregar figuras de várias pessoas: mulher, homem, branco, negro, índio, deficiente, japonês, idoso, etc... e conversar com os alunos sobre as diferenças existentes entre as pessoas mostrando a importância de cada um no seio familiar, no trabalho, ou melhor, na vida.
2ª Atividade
Assistir uma história sobre o preconceitoe discriminação no computador e ou data show.
Momento de reflexão sobre o filme.




Observe como as crianças se expressam e como respondem a estas questões.
No laboratório, pedir que façam uma pesquisa na internet sobre fatos que comprovem o preconceito e discriminação para serem discutidos na sala de aula e posteriormente montaremum mural com as informações.
3ª Atividade
Atividade com histórias infantis : A Ciranda das diferenças da autora: Marcia Honora
Dividir a turma em grupos e entregar um livro para que leiam .
1º grupo : Livro: Uma amiga diferente (síndrome de Down)
2º grupo:Livro: O problema da centopeia Zilá (deficiência física)
3º grupo:Livro: Uma formiga especial (cegueira)
4 grupo: Livro: Uma tartaruga a mil por hora (TDAH)
5º grupo: Livro: Nem todas as girafas são iguais (nanismo)
Após a leitura, cada grupo deverá anotar em uma folha o nome da autora, título e fazer um resumo do livroe expor para a turma.
Recursos:
Computador, internet, livros de histórias infantis, papel, cola,mural, ficha de histórias.
EQUIPE: Beatriz Dias Machado Coelho
Maria da Graça Antonio de Oliveira
Maria Lúcia Tuão da Silva
Maria da Graça Antonio de Oliveira
Maria Lúcia Tuão da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário